Seul - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro paquistanês, Yusouf Raza Gilani, se comprometeram nesta terça-feira (27/3) em Seul a restabelecer a confiança entre os dois países, afetada pelas dificuldades da Otan no Afeganistão e pela morte de Osama Bin Laden no Paquistão em 2011.
As relações entre os dois aliados são tensas por uma série de incidentes, incluindo a morte de 24 soldados paquistaneses em um bombardeio de caças americanos procedentes do Afeganistão contra um campo em 26 de novembro de 2011. O governo paquistanês afirmou que o incidente foi provocado por um erro americano, enquanto Washington alega equívocos dos dois lados.
O ataque de um comando especial americano transportado clandestinamente por helicóptero em 2 de maio de 2011 ao norte do Paquistão para matar Osama Bin Laden, que estava escondido na região há cinco anos, já havia esfriado consideravelmente as relações bilaterais. Este foi o primeiro encontro de alto nível entre os dois países desde a morte de Osama Bin Laden.