Jornal Correio Braziliense

Mundo

Vítimas de atirador americano recebem indenização no Afeganistão

Cabul - Milhares de dólares foram distribuídos às famílias das vítimas do soldado americano de Kandahar que matou 17 pessoas e feriu seis no dia 11 de março, informaram as autoridades afegãs.

Os familiares dos mortos receberam o equivalente a US$ 46 mil e os dos feridos, US$ 10,3 mil, em uma cerimônia privada no gabinete do governador da província de Kandahar.

Os recursos foram repassados pelo Exército americano. Oficiais militares dos Estados Unidos e líderes tribais estavam presentes na cerimônia.

Fontes do governo local e da força da Otan no Afeganistão se recusaram a confirmar o pagamento de indenizações às vítimas.

Robert Bales, um suboficial de 38 anos, abandonou a base militar do distrito de Panjwayi, na província de Kandahar, na madrugada de 11 de março e matou 17 pessoas em dois vilarejos, incluindo mulheres e crianças. Depois ele queimou os corpos.

O sargento Bales retornou para a base e se entregou aos superiores. O Exército americano acusou Bales por 17 assassinatos e seis tentativas de assassinato.