Bogotá - A libertação dos últimos 10 militares em poder da guerrilha colombiana das Farc começará no próximo 30 de março, quatro dias depois do previsto, anunciou nesta quinta-feira o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) depois de se reunir com o grupo mediador e o governo.
Helicópteros cedidos pelo governo brasileiro devem chegar à cidade colombiana de Villavicencio (110 km ao sul de Bogotá) no dia 29 de março e já no dia 30, terça-feira, vão recolher os primeiros libertados, explicou à AFP um porta-voz do CICV.
No dia 1; de abril será a vez de um segundo grupo, com o que será concluído o processo, informou o porta-voz, ao advertir que o cronograma pode variar por motivos climáticos ou de outra índole.
Os funcionários da CICV reuniram-se, em Bogotá, com o movimento civil ;Colombianos y Colombianas por la Paz (CCP);, presidido pela ex-senadora colombiana Piedad Córdoba, e o vice-ministro da Defesa Jorge Bedoya.
A Cruz Vermelha, o CCP e o governo brasileiro participaram de libertações anteriores de reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), a prindcipal guerrilha do país com 9.000 combatentes, segundo dados oficiais. [SAIBAMAIS]