Jornal Correio Braziliense

Mundo

Rebeldes e Guarda Presidencial se enfrentam em Bamako, capital do Mali

Bamako - Intensos combates ocorriam na noite desta quarta-feira (21/3) em torno do Palácio Presidencial de Bamako, capital do Mali, onde soldados rebelados enfrentam a Guarda Presidencial, informaram testemunhas.

"Escutamos disparos cada vez mais intensos em torno do Palácio e observamos balas traçantes", disse uma das testemunhas.

Um morador da região afirmou que "há chamas no lado sul do Palácio" e um soldado rebelde garantiu que a situação está amplamente a favor dos amotinados.

Tropas da Guarda Presidencial que cercavam a Rádio e TV Nacional, tomada pelos rebeldes, foram deslocadas para defender o Palácio.

Segundo um oficial da Guarda, o chefe de Estado, Amadou Toumani Touré, está no Palácio Presidencial de Koulouba, situado em uma colina que domina a capital.

"Controlamos o Palácio Presidencial, há gente atirando contra nós e respondemos", declarou um membro da Guarda por telefone.

Segundo um soldado rebelado, "estamos fazendo todo o possível para que nossas reivindicações cheguem a bom termo".

A Guarda Presidencial é composta por paraquedistas ("Boinas Vermelhas"), unidade de elite fiel ao presidente e militar Amadou Toumani Touré.

A revolta é protagonizada essencialmente por soldados, que protestam pela falta de meios e armas adequadas para combater os rebeldes tuaregs e os grupos armados do norte do país.