Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA destacam 'evolução' positiva da posição pública da Rússia sobre a Síria

Washington - Os Estados Unidos destacaram nesta segunda-feira (19/3) a "evolução" positiva da posição da Rússia em relação à Síria, após Moscou pedir a Damasco que acate o apelo do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) para uma trégua cotidiana.

"Comprovamos uma evolução da posição pública da Rússia", disse à imprensa a porta-voz Victoria Nuland, do departamento americano de Estado. "O ministro das Relações Exteriores (russo) Serguei Lavrov disse muito claramente este fim de semana (...) que (seu país) deseja uma trégua humanitária e (o início de) um processo político" para encontrar uma saída para a crise. "São passos na direção correta", disse Nuland, para quem está ocorrendo "uma convergência" entre as posições russa e ocidental em relação à Síria.

Moscou pediu nesta segunda-feira à Síria que aceite "de imediato" o pedido da CICR para uma trégua cotidiana, após um encontro entre o ministro Lavrov e o chefe do Comitê da Cruz Vermelha, Jakob Kellenberger.

Na semana passada, Lavrov criticou o presidente sírio, Bashar al Assad, pelos "grandes atrasos" na implementação das reformas destinadas a acabar com o conflito, que já provocou a morte de mais de 9 mil pessoas, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.