Chilpancinco - Doze policiais foram mortos em uma emboscada no domingo (18/3) em uma estrada do estado de Guerrero, no sul do México, no mesmo município onde apareceram as cabeças de dez pessoas, informaram funcionários estaduais nesta segunda-feira (19/3).
"Foi atacado um comboio de policiais estaduais e municipais que realizavam uma missão de vigilância e, lamentavelmente, doze morreram", disse à TV Milenio Arturo Martínez Núñez, porta-voz da secretaria de Segurança de Guerrero. O ataque ocorreu na tarde de domingo, no município de Teloloapan, e também deixou 11 agentes feridos.
Muñoz atribuiu a ação ao crime organizado, mas não identificou a organização por trás do ataque. Uma vasta operação, envolvendo militares e policiais federais, estaduais e municipais, foi deflagrada na zona de Teloloapan a partir da manhã de domingo (18/3), quando foram encontradas as cabeças de sete homens e três mulheres nos arredores do matadouro municipal.
Teloloapan, com 21.500 habitantes, está situada em uma zona montanhosa de difícil acesso onde agem os cartéis "La Familia" e "Caballeros Templarios", que lutam pelo controle de parte dos estados de Guerrero e do vizinho Michoacán (oeste).