Bangcoc - O co-fundador da empresa de bebidas energéticas Red Bull, o bilionário tailandês Chaloe Yoovidhya, morreu no sábado (17/3) aos 89 anos, informou a Red Bull. Chaloe, casado duas vezes e pai de 11 filhos, morreu de causas naturais durante a manhã, confirmou uma porta-voz à AFP.
Sua fortuna foi estimada em 5 bilhões de dólares no ano passado, o que o torna o segundo homem mais rico da Tailândia, segundo a Forbes, que o classificou em 2009 como o mais rico do país.
Segundo a imprensa local, Yoovidhya veio de uma família modesta de origem chinesa da província de Phichit, no norte da Tailândia, que vivia da criação de patos e da venda de frutas. Chegou a Bangcoc para ajudar seu irmão em sua farmácia, antes de se tornar vendedor e abrir anos depois uma empresa de produtos farmacêuticos.
Em 1987, criou a Red Bull com o austríaco Dietrich Mateschitz, que descobriu a existência de bebidas energéticas durante uma visita a Ásia .
Chaloe e Mateschitz possuem cada um 49% da Red Bull, os 2% restantes são de propriedade de um filho de Chaloe.
A bebida (contendo taurina, vitaminas e cafeína), produzida em uma fábrica de Chaloe, é vendida em mais de 70 países. A Red Bull também é proprietária de duas equipes de futebol, o Red Bull Salzburgo da Áustria e o New York Red Bulls dos Estados Unidos, e de uma escuderia da Fórmula 1.