Jornal Correio Braziliense

Mundo

Síria vai cooperar com Kofi Annan e está decidida a combater terrorismo

Damasco - A Síria assegurou nesta sexta-feira (16/3) que vai cooperar com o emissário internacional Kofi Annan, que, em breve, prestará contas na ONU de sua missão em Damasco, e advertou que está decidida a combater os "terroristas", a quem atribui a violência o país.

"O governo sírio tem a determinação de proteger seus cidadãos desarmando os terroristas, e continua buscando uma solução política para a crise cooperando com o emissário especial Kofi Annan", afirma uma carta do ministério sírio das Relações Exteriores dirigida à ONU e reproduzida pela agência oficial Sana. "A Síria optou pela via do diálogo nacional para resolver o problema que enfrenta, fazendo participar correntes da oposição e pessoas independentes no processo destinado a (...) um retorno da segurança e estabilidade".

Na carta, a Síria também convida a "todos os países e organizações que lutam contra o terrorismo (...) a pressionar todas as partes conhecidas, para que deixem de apoiar o terrorismo e para por fim ao derramamento de sangue". O regime sírio se nega a reconhecer a amplitude do movimento de oposição, ao qual tacha de "terrorista".