Jornal Correio Braziliense

Mundo

Doze mil sírios se refugiaram na Turquia desde março de 2011

Ancara - Cerca de 12 mil sírios atravessaram a fronteira para se refugiar na Turquia desde o início do movimento de contestação contra o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, em março de 2011, declarou um funcionário do Ministério turco das Relações Exteriores, que preferiu não ter o nome divulgado. O número total de refugiados sírios na Turquia chega agora a 11.876 contra 9.000 há um mês e meio, afirmou ele à AFP.

Centenas de sírios atravessaram recentemente a fronteira com a Turquia por medo de um agravamento da segurança na província de Idleb (noroeste), explicou.

O Exército sírio enviou novos reforços nesta quinta-feira (8/3) à província montanhosa, localizada perto do território turco, onde a oposição disse temer um ataque semelhante ao que permitiu a militares retomar, no dia 1; de março, o bairro rebelde de Baba Amr em Homs (centro), segundo uma ONG. "Cerca de 800 sírios entraram na Turquia em apenas uma semana e 2.500, em um mês", prosseguiu o funcionário turco.

Os sírios que buscaram refúgio na Turquia, desde o 15 de março de 2011, vêm, principalmente, dos campos situados em Hatay onde também estão mobilizados membros do Exército Sírio Livre, formado por desertores.