Os presidentes Raúl Castro (Cuba), Hugo Chávez (Venezuela) e Juan Manuel Santos (Colômbia) se reúnem nesta quarta-feira (7/3) em Havana, capital cubana. Em pauta, a próxima Cúpula das Américas, nos dias 14 e 15 de abril, em Cartagena, na Colômbia. A presidenta Dilma Rousseff indicou que deve participar dos debates. Acompanhado da chanceler boliviana, María Angela Holghin, Santos chega a Havana depois de 13 anos sem visitar Cuba.
As informações são da Presidência da República da Colômbia. Ontem (6/3), Santos disse que quer conversar com Castro sobre a participação dos Estados Unidos na Cúpula das Américas. Cuba e os Estados Unidos não têm relações políticas nem econômcias. Devido a um embargo imposto há quase meio século sobre Cuba, o país vive sérias restrições.
"Estamos indo para Cuba com duas finalidades: primeiro, ter a oportunidade de falar pessoalmente, como todos os bons amigos devem conversar, com o governo cubano, com Raúl Castro, sobre o tema de Cuba na cúpula;, disse o presidente colombiano.
Na conversa com Chávez, Santos disse que quer ampliar os acordos bilaterais que permitem intensificar o comércio entre a Colômbia e a Venezuela. "A segunda razão para essa viagem a Cuba está no encontro com o presidente Chávez;, disse ele. Nós tínhamos planejado uma reunião em março. Infelizmente, não pode ocorrer devido aos problemas de saúde do presidente.
Chávez está em Havana recuperando-se da segunda cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica. Segundo ele, a recuperação tem sido boa.