Washington - O presidente americano, Barack Obama, receberá os líderes do G8 em sua residência de Camp David nos dias 18 e 19 de maio em vez de Chicago, sua cidade de origem, informou a Casa Branca nesta segunda-feira (5/3).
Por outro lado, Obama continua planejando receber os líderes e sócios da Otan em Chicago em 20 e 21 de maio em uma cúpula que pode ser crucial para a transição da força internacional no Afeganistão.
A Casa Branca indicou em um comunicado que tinha decidido mudar a cúpula do G8 em Camp David "para facilitar uma negociação fluida com nossos sócios próximos do G8".
O local isolado de alta segurança também tornará muito mais difícil para os manifestantes anti-globalização do "Ocupe Wall Street" chegar próximo dos líderes o causem uma interrupção generalizada.
A residência de Camp David, cerca de 100 quilômetros ao norte de Washington, foi aberta pelo presidente Franklin Roosevelt em tempos de guerra e recebeu diversas visitas de líderes estrangeiros, embora Obama tenha usado menos do que os outros líderes dos Estados Unidos.
O acampamento foi o cenário das negociações que levaram à histórica assinatura dos acordos de paz de Camp David entre Egito e Israel em 1978, com o então presidente Jimmy Carter de mediador.