JERUSALÉM - O ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, declarou neste domingo que Israel tomará suas decisões a respeito do Irã na qualidade de "Estado independente", na véspera de um encontro entre o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o presidente americano Barack Obama.
"Com certeza, Estados Unidos são a maior potência mundial e o maior e mais importante entre os países amigos de Israel, mas nós somos um Estado independente e, no final das contas, o Estado de Israel tomará as decisões mais apropriadas segundo sua própria avaliação da situação", declarou Lieberman, em uma entrevista à rádio pública israelense.
"O caso iraniano é conhecido. O rumo tomado pelo Irã está claro. É preciso tomar as decisões com calma, comparando os prós e contras. Todos estes boatos não servem a ninguém", completou.
O chefe da diplomacia israelense fazia referência às especulações sobre uma eventual operação militar israelense contra as instalações nucleares iranianas.
"Se a comunidade internacional é incapaz de parar os massacres na Síria, qual é o valor de suas promessas de garantir a segurança de Israel?", perguntou Lieberman.