Jornal Correio Braziliense

Mundo

Conselho de Segurança da ONU pede acesso humanitário imediato à Síria

Nova York - O Conselho de Segurança da ONU pediu à Síria, nesta quinta-feira (1;/3), que permita de forma imediata o acesso das organizações humanitárias às cidades afetadas pela violência no país.

O Conselho pediu às autoridades sírias para "autorizar um acesso livre, total e imediato do pessoal humanitário a todas as populações que precisem ser resgatadas", informou um comunicado dos 15 membros do Conselho de Segurança.
A entidade condena a situação humanitária que se agrava rapidamente na Síria, especialmente nas regiões afetadas pelos combates e pela violência como Homs, Hama, Dera e Idlib.[SAIBAMAIS]

Os membros do Conselho expressam sua profunda decepção após a decisão de Damasco de não autorizar de forma oportuna a responsável pelas operações humanitárias da ONU, Valerie Amos, a ingressar na Síria para avaliar a situação no local. Pedem, ainda, às autoridades sírias dar um acesso imediato e sem entraves ao país.

O Conselho também pede "a todas as partes envolvidas na Síria, e em particular às autoridades sírias, para cooperar plenamente com as Nações Unidas e com as organizações humanitárias pertinentes para facilitar o fornecimento de ajuda humanitária e permitir a evacuação de feridos de áreas afetadas pela violência;.