Damasco - O presidente sírio, Bashar al-Assad, fixou para 26 de fevereiro um referendo sobre o projeto de nova Constituição do país, anunciou a agência oficial Sana. Em janeiro, Assad havia anunciado para o início de março a organização do referendo na Síria, país que é cenário há 11 meses de uma revolta contra o regime que está sendo violentamente reprimida.
[SAIBAMAIS]A comissão responsável por elaborar o texto prevê limitar o mandato presidencial a dois períodos de sete anos, afirma o jornal Al-Watan, ligado ao regime, mas não informa se a reforma será aplicada a Assad, cujo mandato termina em 2014. De acordo com a imprensa oficial, o projeto de Constituição terá como base o pluralismo político.
"O sistema político se baseará no princípio do pluralismo político e o poder será exercido democraticamente através de eleições. O presidente da República será eleito diretamente pelo povo para dois mandatos sucessivos. A Síria é um Estado democrático, soberano e indivisível", afirma o texto divulgado pela agência oficial Sana e pela televisão pública.