ROMA - Um vídeo amador feito na noite de 13 de janeiro na sala de comando do cruzeiro Costa Concórdi mostra o comandante e seus adjuntos totalmente perdidos, um pouco depois da colisão da embarcação, e pode proporcionar novos elementos à investigação sobre o naufrágio.
O jornal TG5 do Canale 5 difundiu o vídeo de nove minutos até então desconhecido e cujo autor não foi identificado. As autoridades responsáveis pela investigação do naufrágio têm a intenção de requisitar o vídeo para poder estudá-lo.
"É uma novidade para nós. Eu o vi pela primeira vez. Já interrogamos as pessoas que estavam na sala de comando e elas não falaram da existência deste vídeio", afirmou o procurador Francesco Verusio, citado pela agência ANSA.
Na semi-penumbra do comando, iluminado apenas pelas luzes de emergência e das telas dos equpamentos, é possível ouvir o comandante Francesco Schettino e alguns ajudantes falando num nervosismo crescente e descoordenado, à medida que as notícias chegavam das salas das máquinas.
Era por volta das 22H15, meia hora depois da colisão do navio nas rochas.
"Os motores não respondem e vão para o inferno", diz uma voz. "Praticamente tem uma rachadura e a água está entrando", acrescenta.
"Estamos à deriva em direção ao litoral, a quantos metros estamos?", pergunta outra voz.
Mais tarde, outra pessoa anuncia: "Comandante, os passageiros estão colocando os coletes salva-vidas". Schettino responde simplesmente em dialeto napolitano: "E vabbuo ("tudo bem, de acordo").
Pouco depois do anúncio para abandonar o navio, uma voz angustiada pergunta: "Que vamos fazer? Que vamos fazer?"