Jornal Correio Braziliense

Mundo

Israel reafirma rejeição a governo palestino que inclua o Hamas

NOVA YORK - O chanceler de Israel, Avigdor Lieberman, reafirmou nesta quinta-feira aos membros do Conselho de Segurança da ONU que Israel "não aceitará um governo palestino que inclua o Hamas", segundo um comunicado da missão israelense na ONU.

Lieberman se reuniu com os embaixadores dos 15 países membros do Conselho de Segurança em um hotel de Nova York.

No encontro, o chanceler mencionou a assinatura em Doha de um acordo entre o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, e o líder exilado do movimento islamita Hamas, Khaled Mechaal.

"Israel não aceitará um governo palestino que inclua o Hamas a menos que este mude de política, reconheça o direito de Israel de existir e aceite as condições do Quarteto" para o Oriente Médio (Estados Unidos, União Europeia, Rússia e ONU), ressalta o comunicado.

Segundo Lieberman, o acordo de Doha "reflete os interesses pessoais de Abbas e Mechaal, mas não promove progressos nas negociações de paz nem o bem-estar da população palestina".

Esse acordo estipula que Abbas fique com a direção de um governo transitório independente que será encarregado de organizar eleições gerais, deixando para trás um importante obstáculo ao acordo de reconciliação.

O Hamas é considerado um grupo terrorista por Israel, Estados Unidos e pela União Europeia.