Jornal Correio Braziliense

Mundo

Vice-presidente dos EUA conversa com vice da China em meio à crise síria

Washington - O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu ao provável próximo líder da China, Xi Jinping, cooperação em "questões práticas" ante o veto de Pequim a uma resolução da ONU sobre o conflito na Síria, indicou a Casa Branca nesta quarta-feira (7).

Biden conversou por telefone na terça com Xi Jinping, vice-presidente da China e possível sucessor do presidente Hu Jintao, para organizar a agenda de sua visita a Washington prevista para a próxima semana.

"O vice-presidente Biden destacou a importância de se construir uma relação Estados Unidos-China baseada em questões práticas importantes para ambos os países e manifestou seu apoio aos esforços realizados durante a visita do vice-presidente Xi para desenvolver ainda mais a cooperação bilateral", indicou um comunicado da Casa Branca.

A nota oficial não deu detalhes, mas a visita foi comprometida pelo veto de China e Rússia a uma resolução do Conselho de Segurança da ONU condenando a repressão na Síria, que já deixou, de acordo com a organização, mais de 6 mil mortos no país.