Bucareste - O presidente romeno Traian Basescu nomeou nesta segunda-feira (6) como primeiro-ministro o chefe do serviço exterior de informação, Mihai Razvan Ungureanu, após a demissão do governo de centro-direita de Emil Boc.
"As reformas vão continuar", afirmou Ungureanu após sua escolha.
O novo premier, de 43 anos, foi ministro das Relações Exteriores entre 2004 e 2007 até ser designado chefe do serviço de informação (SIE).
Ungureanu fala vários idiomas, entre eles o francês, o inglês e o alemão e é professor de história na Universidade de Bucareste.
Ele dispõe de dez dias para formar seu gabinete e obter o aval do Parlamento.
"A prioridade do novo governo será restabelecer gradualmente o poder de compra dos romenos, que já pagaram a conta pelas medidas de estabilização", disse.
O novo governo deverá, também, dar "continuidade à luta contra a corrupção, se possível, de maneira ainda mais eficaz", acrescentou.
Ungureanu se disse, ainda, consciente do "contexto delicado" no qual assume as funções e afirmou que vai iniciar, a partir da manhã de terça-feira, discussões com os partidos da coalizão no poder, para formar rapidamente o novo gabinete.