Jornal Correio Braziliense

Mundo

Aiatolá Khamenei diz que o Irã responderá a todas as ameaças feitas ao país

Teerã - O Irã responderá a todas as ameaças militares ou petroleiras com suas "próprias ameaças", advertiu nesta sexta-feira (3) o guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, em um discurso durante a oração de sexta-feira na Universidade de Teerã.

"As ameaças se transformarão em desvantagens. Ante as ameaças de guerra e as ameaças petroleiras, nós também temos nossas próprias ameaças, que serão aplicadas no momento adequado, se for necessário", disse Khamenei.

"Eles nos ameaçaram dizendo que ;todas as opções estão sobre a mesa;, mas toda guerra será dez vezes mais prejudicial para os Estados Unidos que suas ameaças, que nos fazem para mostrar sua impotência", acrescentou o número um iraniano no discurso pronunciado por ocasião do 33; aniversário da revolução de 1979.

Em várias ocasiões nos últimos anos, os Estados Unidos e Israel deram a entender sobre a possibilidade de uma ação militar para impedir que o Irã fabrique armas atômicas se as sanções internacionais adotadas contra Teerã desde 2007 não forem suficientes.

O Irã nega que seu programa nuclear civil esconda uma parte militar, como acusam as potências ocidentais e Israel.

[SAIBAMAIS]Em várias ocasiões também, Teerã afirmou que responderá a qualquer agressão militar com um ataque contra Israel e contra bases americanas no Oriente Médio.

Igualmente assinalou a possibilidade de fechar o Estreito de Ormuz, por onde transita um terço do tráfego marítimo petroleiro mundial, caso um bloqueio impeça o Irã de exportar seu petróleo.