Jornal Correio Braziliense

Mundo

Grupo BP consegue dividir custos com Halliburton por vazamento de óleo

Washington - O grupo petroleiro britânico BP conseguiu na Justiça americana que a empresa Halliburton assumisse parte dos custos que lhe foram imputados após o vazamento de óleo em uma de suas plataformas no Golfo do México em 2010, segundo uma decisão divulgada nesta terça-feira (31).

Em uma resolução dividida, o juiz federal de Louisiana (sul) resolveu que a BP devia indenizar a Halliburton, que havia realizado o escorado de cimento da plataforma, pelos danos que esta poderia se ver obrigada a assumir diante de terceiros, sempre e quando esses danos não tivessem sido causados pela "propriedade ou os equipamentos da Halliburton".

No entanto, o juiz decidiu também que o grupo petroleiro britânico não deverá assumir os custos judiciais da Halliburton nem pagar as eventuais multas às quais esta poderá ser condenada.

O mesmo juiz tomou uma decisão semelhante na quinta-feira em relação à Transocean, proprietária da plataforma Deepwater Horizon, que explodiu em abril de 2010 causando a pior catástrofe ecológica na história dos Estados Unidos.