Jornal Correio Braziliense

Mundo

Europeus querem apoio da ONU ao novo plano árabe para a Síria

Nova York - A Alemanha e outros países europeus vão pedir ao Conselho de Segurança da ONU apoio ao novo plano da Liga Árabe para a Síria, informou à imprensa o embaixador alemão na ONU, Peter Wittig. Os europeus desejam realizar uma reunião sobre a Síria, "o mais rápido possível", com o secretário geral da Liga Árabe, acrescentou.

"As decisões tomadas no Cairo podem fazer a diferença no Conselho de Segurança", acredita o embaixador. Uma resolução condenando a repressão sangrenta do regime sírio foi bloqueada pela oposição da Rússia.

O plano da Liga Árabe, rejeitado categoricamente por Damasco, exige a saída do presidente Bashar al-Assad. Este plano prevê que Assad delegue "prerrogativas ao vice-presidente para negociar com um governo de união nacional", que deverá ser "formado nos próximos dois meses", segundo um comunicado lido no domingo à noite pelo ministro das Relações Exteriores do Qatar, xeque Hamad ben Jassem ben Jabr al-Thani, após uma reunião ministerial da Liga no Cairo.

O gabinete de união terá como missão "aplicar o plano árabe e preparar eleições legislativas e presidenciais plurais e livres", segundo o comunicado.