México - O arcebispo de León, cidade no centro do México que receberá o Papa em março, fez no domingo um apelo aos cartéis do narcotráfico para que colaborem para um ambiente de paz durante a visita de três dias que o Pontífice fará ao país.
"Aos que fazem o mal, se de alguma maneira minha palavra chegar até eles, (quero) dizer (...) que colaborem permitindo que todas estas pessoas que vêm a um ato que é totalmente respeitável, que não aproveitem para fazer algo que possa nos levar a uma experiência de luto e morte", disse à imprensa local o líder da igreja católica em León, José Guadalune Martín Rábago. Ele também disse acreditar que "no coração deles, que no fundo são seres humanos, existe sensibilidade para respeitar a vida das pessoas".
O pedido se estendeu ao governo. León fez um apelo para que as forças de segurança "protejam os caminhos para que seja possível transitar com paz e tranquilidade". Bento XVI visitará o México de 23 a 26 de março, e depois seguirá para Santiago de Cuba.