Jornal Correio Braziliense

Mundo

Europa aprova sanções contra militares sírios, diz diplomata

Bruxelas - Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) aprovaram nesta segunda-feira sanções contra vários militares na Síria, que se somam a uma lista negra de pessoas e empresas que têm bens congelados e vistos negados na Europa.

Ao menos 22 pessoas e oito empresas foram acrescentadas à lista, disse um diplomata que pediu o anonimato, antes do início de uma cúpula de ministros das Relações Exteriores dos 27 países da União Europeia em Bruxelas.

"Convocamos o fim da violência", afirmou a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton. "Pedimos que seja permitido à Liga Árabe fazer seu trabalho", acrescentou.

O governo sírio rejeitou nesta segunda-feira uma iniciativa da Liga Árabe divulgada no domingo na qual está prevista uma transferência do poder do presidente Bashar al-Assad ao seu vice-presidente, assim como um gabinete ministerial de união nacional, com a intenção de obter o apoio da ONU a este plano. Segundo o governo sírio, este plano é uma "violação" flagrante da Carta da Liga Árabe.