WASHINGTON - O pré-candidato presidencial republicano dos Estados Unidos, Mitt Romney, prometeu neste domingo publicar esta semana sua declaração de impostos do último período, cedendo aos pedidos de seus adversários, a menos de 10 dias das primárias na Flórida.
"Sei que as pessoas tentarão conseguir algo, mas elas não conseguirão, pois nós pagamos nossos impostos de maneira justa", afirmou Romney à Fox News neste domingo.
"As pessoas verão que é uma quantidade considerável", completou.
Romney perdeu para seu rival, Newt Gingrich, nas primárias da Carolina do Sul.
"Vamos publicar nossa declaração de impostos na internet, todo mundo poderá vê-la. Isto dará informação para que todos entendam que minhas fontes de renda são exatamente conforme descrito na declaração de situação financeira que publicamos há vários meses", acrescentou.
O ex-governador de Massachusetts tem previsto publicar a declaração completa de impostos correspondente ao exercício de 2010, bem como uma estimativa dos impostos que deverá pagar em 2011.
Nos últimos dias, tanto seus concorrentes republicanos quanto o próprio presidente Barack Obama, a quem possivelmente Romney enfrentará nas eleições de 6 de novembro, cobraram enfaticamente a divulgação de sua declaração de impostos.
A fortuna de Mitt Romney, ex-investidor e comprador de empresas, é estimada em 250 milhões de dólares, segundo a imprensa americana.
O passado do pré-candidato no mundo dos negócios foram duramente criticados nos últimos dias. Ele foi acusado por vários candidatos de ter "saqueado" empresas enquanto chefiava o fundo de investimentos Bain Capital, enriquecendo no processo.
Romney se defendeu, afirmando que sua ação criou dezenas de milhares de postos de trabalho.