CHICAGO - Centenas de voos dos movimentados aeroportos de Chicago (Illinois, nordeste dos Estados Unidos) foram cancelados nesta sexta-feira (20/1) depois de o serviço meteorológico anunciar que uma forte tempestade de neve atingiria a região, informaram fontes oficiais.
A partir do meio-dia de sexta-feira, cerca de 370 voos foram cancelados no aeroporto internacional O;Hare de Chicago - o segundo aeroporto com mais tráfego dos Estados Unidos depois do de Atlanta - e no de Midway.
Apesar de não ter havido "atrasos significativos" nos terminais aéreos na madrugada de sexta-feira, "devido às nevascas previstas para a área de Chicago (...) as linhas aéreas e O;Hare cancelaram mais de 300 voos de chegada e partida" para a noite de sexta-feira, disse o Departamento de Aviação de Chicago.
Além disso, cerca de 70 voos regulares de e para o aeroporto de Midway foram cancelados, acrescentou o departamento.
O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) informou que uma grande tormenta se deslocando do centro dos Estados Unidos afetaria a região com neve, chuva e neve e chuva gelada entre a tarde de sexta-feira e a madrugada de sábado.
"São esperadas nevascas totais de entre quatro e seis polegadas" (cerca de 10 a 15 centímetros) na área de Chicago, "com proporções possivelmente maiores" em algumas áreas, disse o alerta emitido pelo NWS.
"A acumulação de neve causará um aumento significativo da duração das viagens, e a tarde será particularmente perigosa para as viagens" na região, acrescentou.
As temperaturas especialmente baixas "tornarão mais difícil para as equipes das pistas manter as vias livres de neve e gelo", advertiu o NWS, que recomendou as pessoas a "viajar só em caso de emergência".
Até o momento, se espera que a tormenta passe por Chicago durante a noite e siga até a costa leste, afetando Nova York e regiões de Washington.