Juba - O Sudão do Sul ordenou a interrupção de sua produção de petróleo devido a uma disputa com o Sudão, acusado de desviar uma parte do petróleo durante a passagem por seu território, anunciou nesta sexta-feira (20) o ministro de informação, Barnaba Marial Benjamin.
"O governo deu instruções ao ministro do Petróleo e da Extração Mineradora de adotar as medidas tendo por objetivo o cessamento completo da produção de petróleo", declarou Benjamin no fim de uma reunião do conselho de ministros em Juba, a capital do Sudão do Sul.
"O conselho de ministros decidiu esta medida hoje (sexta-feira), devido às quantidades de petróleo atualmente desviadas por Cartum", que, no momento, dispõe do único terminal petroleiro pelo qual transitam os hidrocarbonetos do Sudão do Sul, disse o ministro.
No entanto, Benjamin deixou as portas abertas para uma possível solução.
"(A produção de petróleo) não será detida da mesma forma em que se fecha uma porta (...). Isso não pode ser feito em menos de sete dias", disse. No entanto, "O conselho de ministros também decidiu que o presidente (do Sudão do Sul, Salva) Kiir se reunirá com (o presidente sudanês) Omar al Beshir na União Africana em Adis Abeba no dia 27 de janeiro", acrescentou Benjamin.