Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente Raúl Castro recebe o chanceler brasileiro em Havana

Havana - O presidente cubano, Raúl Castro, recebeu nessa terça-feira (17) o chanceler brasileiro, Antônio Patriota, no último dia de sua visita oficial a Cuba para preparar a viagem de Dilma Rousseff à Ilha, informou a TV estatal cubana.

Patriota e Raúl Castro "conversaram sobre as excelentes relações entre os dois países e sobre os preparativos da próxima visita a Cuba da presidente do Brasil, Dilma Rousseff", destacou a TV cubana.

Da reunião também participaram o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, e o embaixador brasileiro em Havana, José Martins Felicio.

Patriota, que conversou com vários funcionários cubanos durante sua visita de dois dias à Ilha, prepara a viagem de Dilma Rousseff, que deve chegar a Cuba no dia 31 de janeiro.

Em Cuba, Patriota visitou as obras de ampliação e modernização do porto de Mariel, 50 km a oeste de Havana, para o qual o Brasil aprovou créditos de 450 milhões de dólares, dos quais já liberou cerca de 300 milhões.

O porto, considerado a obra mais importante realizada pelo governo de Raúl Castro, deverá contar em um prazo de 10 anos com um moderno terminal de contêineres, armazéns, uma zona industrial e um porto petroleiro, entre outras obras.

O Brasil é o segundo maior sócio comercial de Cuba na América Latina, atrás da Venezuela, e seu comércio atingiu em 2011 a cifra recorde de 642 milhões de dólares, 550 em exportações brasileiras e 92 milhões em cubanas.