Sanaa - Combatentes da Al-Qaeda se apoderaram da cidade de Radá, 130 km a sudoeste de Sanaa, a capital do Iêmen, sem encontrar resistência, indicaram uma autoridade local e fontes tribais nesta segunda-feira (16).
"A Al-Qaeda tomou o controle da cidade e se tornou ali a força dominante", declarou este responsável, que pediu para não se identificar, da província de Bayda, da qual forma parte Radá, uma região onde a rede Al-Qaeda tenta fortalecer seu domínio.
"As forças de segurança governamentais se retiraram para suas bases e os militantes ocupam agora os postos de controle dentro e nos arredores da cidade", acrescentou.
É a primeira vez que a Al-Qaeda, implantada no sul e no leste do Iêmen, toma o controle de uma cidade tão próxima à capital. Radá está a duas horas de estrada de Sanaa.
Os combatentes da Al-Qaeda libertaram uma centena de detidos da prisão desta cidade, entre eles diversos militantes da organização, indicaram fontes tribais. Também ocuparam a delegacia central da cidade.
A Al-Qaeda aproveita o enfraquecimento do poder central, provocado pelas manifestações populares contra o presidente Ali Abdullah Saleh há um ano, para ampliar sua influência militar.
Os combatentes da organização islamita controlam várias localidades da província de Abyane, entre elas Zinjibar, sua capital, e de Chabwa.