WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, falaram sobre o Irã e sobre os esforços de paz com os palestinos durante uma conversa por telefone nesta quinta-feira, anunciou a Casa Branca.
Os dois líderes examinaram "a situação atual com o Irã, assim como os esforços da comunidade internacional para fazer com que Teerã seja responsável por sua incapacidade de respeitar suas obrigações internacionais", indicou a Presidência americana em um comunicado.
Essa conversa ocorre no dia seguinte a um atentado em Teerã que custou a vida de um cientista ligado ao polêmico programa nuclear da República Islâmica. Teerã culpou Israel e os Estados Unidos. Ambos desmentiram qualquer envolvimento.
Jornais conservadores iranianos pediram nesta quinta-feira "represálias" contra o Estado hebreu.
Obama e Netanyahu também "passaram em revista os recentes encontros entre negociadores israelenses e palestinos em Amã, e o presidente reiterou seu compromisso com uma paz completa e duradoura na região", segundo a Casa Branca.
Obama deve receber na terça-feira na Casa Branca o rei Abdullah II da Jordânia para discutir principalmente as tentativas de relançamento do processo de paz entre israelenses e palestinos.
A Jordânia recebeu desde o início do mês dois encontros entre israelenses e palestinos, os primeiros desde setembro de 2010. Essas reuniões "exploratórias" não renderam resultados tangíveis.
O relançamento do processo de paz no Oriente Médio, uma das grandes esperanças suscitadas após a chegada de Obama ao poder há três anos, fracassou até o momento.