Aternas - Duas obras de arte foram roubadas durante a noite da Galeria Nacional de Atenas, informou nesta segunda-feira (9) a polícia, enquanto a Agência Grega de Notícias (ANA, semiestatal) assegurava que uma das peças era um quadro de Pablo Picasso pintado em 1934.
A ANA não informou qual foi o quadro furtado, embora tenha indicado que ele foi doado por uma associação francesa nos anos 40.
Nada se sabe da outra obra, a não ser que se trata de uma peça de "valor particularmente elevado", de acordo com a denúncia.
O relatório ressalta que os ladrões tentaram levar uma terceira obra.
A polícia não revelou até o momento as circunstâncias do roubo, limitando-se a indicar que o alarme tocou às cinco horas da manhã e que o guarda do local viu a silhueta de um homem fugindo.
A pinacoteca apresentava até o domingo uma exposição de "tesouros ocultos", antes do fechamento temporário para a ampliação das salas.
O fundo artístico deste museu é consagrado essencialmente à arte grega desde a época de Bizâncio, com uma pequena coleção de obras do Renascimento e de El Grego.