O presidente venezuelano, Hugo Chávez, retomou neste domingo, da Faixa petrolífera do Orinoco (leste), seu programa semanal "Alô Presidente", que esteve fora do ar por sete meses devido a um câncer diagnosticado em junho, do qual o presidente garante ter se recuperado.
"Hoje é 8 de janeiro, domingo, estamos no ;Alô Presidente; número 376. Estamos aqui na (empresa petrolífera) Petromonagas, estamos no estado Anzoátegui (nordeste)", disse Chávez ao abrir o programa, direto da riquíssima Faixa do Orinoco, um território que guarda 220 bilhões de barris de petróleo pesado e extra-pesado.
O presidente venezuelano, que visitou neste sábado a Faixa do Orinoco na companhia de seu colega peruano, Ollanta Humala, não realizava seu programa dominical desde o dia 5 de junho de 2011, poucos dias antes de ser diagnosticado com câncer.
O programa já havia deixado de ser transmitido regularmente em abril e maio, porque Chávez sofria com gripes e um problema no joelho, que o deixou afastado da atividade política por várias semanas.
"Sem o ;Alô Presidente;, os domingos são entediantes. Prometo voltar amanhã, por pelo menos cinco horas", anunciou ontem Chávez, que costuma falar até sete ou oito horas em seu programa dominical. O espaço televisivo, que saiu do ar pela primeira vez em maio de 1999, é usado por Chávez semanalmente para fazer anúncios do governo e visitar diferentes regiões do país.