Jornal Correio Braziliense

Mundo

Atentados a bomba deixam 12 mortos no Afeganistão

Kandahar - Dois atentados a bomba atingiram nesta terça-feira (3/1) a cidade afegã de Kandahar, deixando 12 mortos, entre eles quatro crianças e quatro policiais, e 28 feridos, segundo a polícia local.

No segundo ataque do dia, o suicida, que viajava em uma espécie de triciclo, explodiu o artefato no centro da cidade, explicou o chefe da polícia da província de Kandahar, o general Abdul Razziq. As vítimas são três policiais e quatro civis, disse.

Um primeiro atentado suicida cometido no início da tarde na mesma cidade deixou um saldo de pelo menos cinco mortos, quatro crianças e um policial, e 16 feridos, três deles policiais.

O terrorista suicida, que circulava em uma motocicleta por um mercado muito cheio, explodiu quando chegou a um posto de controle policial, informaram fontes das forças policiais. Os talibãs reivindicaram este primeiro atentado.

Kandahar, principal cidade do sul afegão, foi a capital do regime dos talibãs (1996-2001), expulsos do poder no fim de 2001 por uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

Desde então, os talibãs combatem a presença de tropas estrangeiras no país. Os atentados suicidas e as bombas artesanais são suas armas prediletas.