Apia - A ilha de Samoa decidiu suprimir o dia 30 de dezembro do calendário deste ano e passar diretamente de 29 a 31 deste mês, com o objetivo de mudar de fuso horário e aproximar o país dos principais sócios comerciais na Ásia e Pacífico. O projeto permitirá a Samoa deixar de ser um dos últimos lugares do mundo onde o sol se põe para e passar a integrar o grupo dos primeiros países a amanhecer.
"Para fazer negócios com a Nova Zelândia e Austrália, estamos perdendo dois dias úteis por semana", afirmou o primeiro-ministro Tuilaepa Sailele Malielegaoi. "Quando é sexta-feira aqui, já é sábado na Nova Zelândia. E quando nós estamos na igreja no domingo, já estão fazendo negócios em Sydney e Brisbane, na Austrália;, completou.
O primeiro-ministro fará um discurso na noite desta quinta-feira, 29/12, e depois disso a ilha passará diretamente a 31 de dezembro. Samoa, que atualmente está 21 horas atrás da Austrália e 23 da Nova Zelândia, passará a ter um diferencial de apenas uma e três horas, respectivamente. Os principais sócios comerciais de Samoa são Austrália (81,7%) e Nova Zelândia (10,1%).