Jornal Correio Braziliense

Mundo

Aumenta para 15 número de mortos em distúrbios no Cazaquistão

ASTANA - Quinze pessoas morreram em confrontos com a polícia na região cazaque de Mangistau (oeste), rica em petróleo, informou neste domingo a procuradoria, em alusão a uma explosão de violência inesperada neste país, considerado um dos mais estáveis da região.

Uma pessoa morreu e 11 ficaram feridas nos últimos confrontos registrados no sábado, quando manifestantes que bloqueavam um trem de passageiros entraram em confronto com a polícia no povoado de Shetpe, informou o promotor Nurdaulet Suindikov, em um comunicado.

Estes confrontos ocorreram após os registrados na sexta-feira, na cidade de Zanaozen, na mesma região, quando a polícia e funcionáriso do setor petroleiro em greve se enfrentaram durante os preparativos para o aniversário da independência do país, na praça central da cidade. A promotoria informou no domingo que 14 pessoas haviam morrido em Zanaozen.

O presidente cazaque, Nursultan Nazarbayev, que quer atrair investimentos estrangeiros e contratou para este trabalho e ex-premier britânico Tony Blair, decretou 20 dias de estado de emergência em Zanaozen. As autoridades informaram no domingo que tinham a situação sob controle nas duas cidades. "A situação em Zanaozen está gradativamente voltando à normalidade", disse Suindikov, enquanto em Shetpe "se estabilizou".

No sábado, um grupo de pessoas parou um trem com 360 passageiros em Shetpe, a 100 km do Mar Cáspio (oeste), em solidariedade aos protestos de Zanaozen, informou a procuradoria. Quando a polícia interveio, 50 pessoas resistiram, incendiaram o trem e causaram estragos no povoado vizinho à estação. "A polícia se viu obrigada a abrir fogo" e matou uma pessoa, informou a procuradoria.

Os distúrbios têm como pano de fundo a greve que há meses mantém paralisado o setor petroleiro em Zanaozen e outras cidades da região de Mangistau, pedindo salários mais elevados. Segundo o canal independente K%2b, cuja sede fica no Quirguistão, noticiou no domingo que os incidentes em Zanaozen deixaram 70 mortos e 500 feridos. O Cazaquistão foi a última das 15 repúblicas soviéticas a declarar sua independência da URSS em 16 de dezembro de 1991. Suas importantes reservas de hidrocarbonetos têm atrativo especial para a vizinha, China, bem como para os países ocidentais, em particular a Europa, que quer reduzir sua dependência energética da Rússia.