CAIRO - Os islamitas lideravam a apuração da primeira fase das eleições legislativas do Egito, que marcam o início da transição democrática após a era Mubarak, saudadas como um sucesso apesar do clima político tenso.
A Irmandade Muçulmana anunciou que sua organização política, o Partido da Liberdade e da Justiça (PLJ), ficou em primeiro lugar, de acordo com os resultados preliminares do primeiro turno da votação, que no total deve durar quase quatro meses.
Cada fase das eleições acontece em dois turnos em um terço das 27 províncias do país. Na segunda-feira e terça-feira aconteceu o primeiro turno em nove províncias, incluindo as duas maiores cidades di país, Cairo e Alexandria.
A última fase das legislativas está programada para 11 de janeiro e será seguida pelas eleições para a Shura (câmara alta consultiva), que acontecerão até 11 de março.
"Os primeiros resultados da apuração mostram que a lista do Partido da Liberdade e da Justiça está em primeiro lugar, seguido pelo partido Al Nur (salafista) e pelo Bloco Egípcio (coalizão liberal)", afirma o PLJ em um comunicado.
A imprensa egípcia também já aponta uma vitória dos islamitas.
"Os islamitas e os liberais na frente, retrocesso dos partidos antigos", afirma na primeira página o jornal governamental Al-Ahram.