Ancara - O governo da Turquia pode decidir criar uma zona tampão na fronteira com a Síria no caso de grande fluxo de refugiados, afirmou o chanceler turco Ahmet Davutoglu.
"Se milhares de pessoas fugirem para nossa fronteira, isto criaria uma situação diferente. Poderíamos adotar medidas com a comunidade internacional", declarou o ministro ao canal privado 24.
Davutoglu reiterou que Ancara é contrária a uma operação militar na Síria, mas advertiu que o "governo não poderá sobreviver enquanto não fizer a paz com seu povo".
O chanceler russo, Serguei Lavrov, pediu nesta terça-feira o fim dos "ultimatos" apresentados à Síria, depois da aprovação de sanções da Liga Árabe e dos pedidos dos Estados Unidos e da União Europeia para o fim imediato da violência.
"O mais importante agora é deixar de atuar com ultimatos e esforçar-se para levar a situação ao terreno político", declarou Lavrov.
"Todos os Estados, incluindo os que exigem medidas contra a Síria, tiveram uma atitude muito diferente a respeito do Iêmen, onde as negociações sobre um plano de solução pacífica proposto pelo Conselho de Cooperação dos Estados do Golfo Pérsico duraram meses", completou o chanceler.