Jornal Correio Braziliense

Mundo

Trem com resíduos nucleares se aproxima de seu destino na Alemanha

DANNENBERG - Centenas de manifestantes aguardavam neste sábado a chegada de um trem transportando resíduos nucleares radioativos da França para o norte da Alemanha, onde eles serão armazenados.

Os organizadores esperam que cerca de 20 mil manifestantes se dirijam à cidade de Dannenberg, onde 11 contêineres de lixo nuclear alemão reprocessado na França serão descarregados do trem. Eles serão então transportados por caminhões pelos últimos 20 quilômetros até Gorleben, onde os resíduos serão armazenados.

Manifestantes se dirigiam a Dannenberg, principalmente da Alemanha, mas também da Bélgica, Holanda, França e Itália, segundo os organizadores. Ônibus saíram de mais de 150 cidades alemãs em direção ao protesto.

A controversa carga do trem representa "44 vezes Fukushima", de acordo com o Greenpeace, cujo porta-voz Matthias Edler afirmou que apenas um contêiner poderia lançar "quatro vezes a radioatividade liberada" pelo reator nuclear japonês danificado.

Um grande número de protestos pacíficos retardou o progresso do trem desde que ele deixou a Normandia, na França, na quarta-feira. Ativistas bloquearam os trilhos do trem na cidade de Neunkirchen na tarde de sexta-feira, onde o trem ficou parado por cinco horas logo após cruzar a fronteira para trocar os motores.

Imagens de redes de televisão mostraram ativistas removendo pedras de lastro dos trilhos. Ocorreram episódios isolados de violência na quinta e sexta-feira em Metzingen, perto de Gorleben, onde 10 pessoas mascaradas atacaram a polícia com tijolos e bombas de fumaça, mas conseguiram escapar da prisão, informou um fotógrafo da AFP no local.

A polícia afirmou que desconhecidos atearam fogo em dois carros da polícia.