Sanaa - O presidente iemenita Ali Abdullah Saleh assinará nesta quarta-feira em Riad um plano das monarquias do Golfo que prevê sua saída do poder, anunciou o emissário da ONU no Iêmen, Jamal Benomar. "A cerimônia de assinatura acontecerá hoje em Riad", declarou o emissário.
De acordo com Benomar, Saleh assinar um documento já aprovado pela oposição. As duas partes assinarão posteriormente outro acordo de implementação do plano. Saleh desembarcou nesta quarta-feira em Riad para assinar o documento, informou a televisão oficial iemenita. O plano proposto pelas monarquias do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), liderado pela Arábia Saudita, prevê a saída de Saleh em troca de imunidade para ele e seus parentes.
Saleh é acusado de corrupção e nepotismo. O presidente iemenita, no poder há 33 anos e que tem a saída exigida pelos manifestantes desde janeiro, se recusava a assinar o documento até o momento. De acordo com o plano, o presidente deve entregar o poder por um período interino ao vice-presidente Abd Rabbo Mansour Hadi, considerado um homem de consenso.