Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cinco mortos em episódios de violência em Kirkuk

KIRKUK - Cinco pessoas foram mortas e o corpo de uma sexta foi encontrado em Kirkuk e nas imediações dessa cidade situada 240 km ao norte de Bagdá, indicaram fontes policiais nesta terça-feira.

Dois membros curdos das forças de segurança foram mortos na segunda-feira à noite durante um ataque à casa de uma autoridade de segurança na região de Altoz, 75 km ao sul de Kirkuk, indicou uma fonte da polícia iraquiana. Nesta terça, "dois civis que caçavam pássaros foram mortos por homens armados 65 km ao sul de Kirkuk", informou uma fonte policial.

De acordo com outra fonte de segurança iraquiana, o militante dos direitos humanos, Abdallah Khalaf, foi morto nesta terça-feira à tarde na explosão de uma bomba depositada em seu carro quando circulava pelo centro de Kirkuk.

Na segunda, o corpo de um funcionário de uma administração encarregada da educação foi encontrado em um bairro do sul de Kirkuk, indicou uma fonte ligada ao caso.

De acordo com a companhia de segurança britânica AKE, pelo menos 33 pessoas foram mortas e 99 ficaram feridas em episódios de violência na semana passada no Iraque, ou seja, mais do que o dobro da semana anterior.