WASHINGTON - A Casa Branca saudou nesta sexta-feira (18/11) a resolução aprovada pelo Conselho de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que condena o programa nuclear iraniano e prometeu manter "a pressão" para que Teerã respeite suas obrigações.
Esse conselho falou com "uma só voz" para que o Irã "responda por seu permanente fracasso em respeitar suas obrigações internacionais", afirmou o porta-voz da Presidência americana, Jay Carney, que assegurou que os EUA "manterão a pressão" até que a República Islâmica mude de comportamento neste tema.
O comunicado ressaltou: O presidente Barack Obama "ressaltou em diversas ocasiões que estamos decididos a evitar que o Irã adquira bombas nucleares" porque isso "representaria um grave atentado à paz regional e à segurança mundial".
O governo americano indicou que a AIEA aprovou a resolução "porque trabalhamos com outros (países) para construir uma extensa coalizão internacional para pressionar e isolar o regime iraniano, incluindo sanções sem precedentes contra o regime".