Jornal Correio Braziliense

Mundo

Conselho de Diretores da AIEA adota uma resolução contra o Irã

Viena - O Conselho de Diretores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) adotou nesta sexta-feira (18/11) uma resolução contra o Irã, expressando sua profunda preocupação quanto à suspeita dimensão militar de seu programa nuclear.

A resolução foi adotada por 32 votos a favor, dois contra e uma abstenção, anunciou Glyn Davies, representante ante a AIEA dos Estados Unidos, que, junto a outros quatro países membros do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha, apresentaram na véspera o projeto de resolução.

No entanto, a resolução não fixa um prazo ao Irã para que respondam às preocupações manifestadas pela agência.

A resolução diz que é "essencial que o Irã e a Agência intensifiquem seu diálogo", e pede a Teerã que "respeite plenamente e sem demora suas obrigações, de acordo com as resoluções relativas do Conselho de Segurança da ONU".

As grandes potências anunciaram na quinta-feira que iam apresentar à AIEA um projeto de resolução no qual expressam sua profunda preocupação quanto às atividades nucleares do Irã.

[SAIBAMAIS]A resolução dos cinco membros do Conselho de Segurança da ONU e Alemanha "expressa uma profunda e crescente preocupação no que diz respeito aos temas não resolvidos do programa nuclear iraniano, incluindo aqueles que precisam ser esclarecidos para excluir a existência de uma possível dimensão militar".

Também na véspera, o diretor-geral AIEA, Yukiya Amano, declarou que propôs o envio de uma missão ao Irã para esclarecer os elementos do último informe da agência sobre uma possível dimensão militar do programa nuclear iraniano.