Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente do Uruguai pede união para defender América Latina

GUADALAJARA - O presidente do Uruguai, José Mujica, iniciou nesta quarta-feira (16/11) na cidade mexicana de Guadalajara (oeste) uma visita oficial ao México com um chamado à "união dos mais fracos" e assim defender os interesses comuns da América Latina no mundo globalizado.

É necessário que "os fracos se unam e que nossa América Latina tenha uma voz para defender seus interesses em comum, não para ofender ninguém, mas para ter uma força de presença em um âmbito internacional", disse Mujica na cerimônia na qual o presidente mexicano Felipe Calderón lhe deu boas-vindas.

No mundo globalizado não há "fraternidade ou justiça", mas "os mais fortes continuam em grande medida estabelecendo seus parâmetros", completou o presidente uruguaio, que realiza sua visita à cidade de Guadalajara devido à altitude da capital mexicana (cerca de 2.200 metros acima do nível do mar), prejudicial à sua saúde.

Calderón afirmou que uruguaios e mexicanos têm em comum os ideais de "liberdade, democracia e justiça", e fez votos para que se amplie ainda mais a associação econômica estratégica entre as duas nações.

México e Uruguai assinaram em 2004 um Tratado de Livre Comércio (TLC), e em 21 de setembro entrou em vigor um acordo de associação estratégica, o que aumentou as trocas de bens entre os dois países.

O fluxo comercial aumentou em média 8,4% anuais no período 2005-2010 em relação ao período anterior à implementação do TLC, segundo dados do Instituto Uruguai XXI.