ANCARA - Centenas de socorristas estavam mobilizados esta quinta-feira (10) em Van (leste de Turquia) para atender os sobreviventes de um terremoto ocorrido na noite de quarta-feira e que deixou dez mortos, menos de três semanas depois de outro sismo que matou 600 pessoas.
Em um comunicado, o serviço de gestão de urgências e catástrofes (AFAD) registrou 10 mortos, entre os quais uma japonesa, Atsushi Miyazaki, membro de uma associação humanitária, resgatada pela manhã em meio aos escombros de um hotel em Van, mas que morreu em consequência de seus ferimentos.
Uma contagem anterior calculava oito mortos neste sismo de magnitude 5,6, cujo epicentro foi localizado 17 km ao sul de Van. De acordo com a AFAD, os socorristas retiraram dos escombros 27 pessoas, a última às 15H00 (11H00 de Brasília).
O último sobrevivente foi um pedreiro que chegou a participar das operações de ajuda das vítimas do terremoto precedente de magnitude 7,2 que afetou a província de Van em 23 de outubro, deixando mais de 600 mortos, 4.150 feridos e milhares de desabrigados.