Haia - O promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI) afirmou nesta sextra-feira (28/10)que mantém "contatos informais" com Saif al Islam, filho do falecido líder líbio Muamar Kadafi, sobre sua possível rendição ao Tribunal, que o procura por crimes contra a Humanidade.
"Estamos em contato informal com Saif através de intermediários", declarou o promotor Luis Moreno Ocampo, citado em um comunicado.
"O gabinete do promotor disse claramente que, se ele se render ao TPI, terá direito de ser ouvido ante ao tribunal e será inocente até que se prove o contário", acrescentou.
Saif al Islam, de 39 anos, é procurado pelo TPI por crimes contra a humanidade cometidos desde o início da revolta, em meados de fevereiro, contra o regime de seu pai Muamar Kadafi, morto no dia 20 de outubro pelas mãos de rebeldes líbios.
Sucessor tácito de seu pai e "primeiro-ministro de fato" do ex-regime, segundo o TPI, Saif al Islam é alvo de uma ordem de prisão do tribunal desde 27 de junho e de uma "notificação vermelha" da Interpol desde 9 de setembro.