Nova York - A máquina utilizada por Jack Kevorkian, popularmente conhecido como o "Doutor Morte", em sua campanha para ajudar as pessoas a se suicidar será colocada em leilão em Nova York nesta sexta-feira.
Este aparelho aparentemente simples, que consiste essencialmente em três seringas e um interruptor elétrico, pode ser vendido por um valor que oscila entre os 200 e os 300 mil dólares no leilão no Instituto de Tecnologia de Nova York.
Este é o principal artigo da coleção de pertences de Kevorkian, que inclui pinturas macabras e lembranças menos espetaculares, como um casaco azul e uma flauta.
O que era chamado por Kevorkian de seu "Thanatron", fruto da combinação das palavras gregas para morte e máquina, foi utilizado para acabar com a vida de mais de 100 pessoas gravemente doentes, convertendo o médico em uma das figuras mais controversas dos Estados Unidos. Kevorkian faleceu no mês de junho com 83 anos.
Ele sempre afirmou que tinha ajudado de forma ativa 130 pessoas a morrer e passou mais de oito anos na prisão depois de ser condenado pelo assassinato de um homem cuja morte por suicídio assistido foi gravada em vídeo e divulgada na televisão nacional.