Jornal Correio Braziliense

Mundo

Fim do mandato militar na Líbia inaugura nova era, diz ministro britânico

LONDRES - O fim da missão militar internacional na Líbia, aprovado nesta quinta-feira (27) por unanimidade no Conselho de Segurança da ONU, mostra que este país "entrou em uma nova era", considerou nesta quinta-feira o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague.

A resolução 2016 "é outro marco significativo em direção a um futuro pacífico e democrático para a Líbia. Terminar com a zona de exclusão e com as disposições para proteger os civis demonstra que a Líbia entrou em uma nova era", declarou Wague em um comunicado.

O texto, aprovado pelos 15 membros do Conselho de Segurança, "reitera que as autoridades líbias têm o dever de defender os direitos humanos e impedir as represálias e os ataques de vingança", acrescentou.

Hague informou que ele mesmo havia abordado este tema com as novas autoridades da Líbia durante sua visita a Trípoli, na semana passada. "A Líbia tem a oportunidade histórica de criar um Estado onde os direitos humanos são protegidos e todas as pessoas desfrutam de liberdades fundamentais. Isto seria um digno tributo para os que sacrificaram suas vidas pelas gerações futuras", concluiu.