Jornal Correio Braziliense

Mundo

Irã diz estar disposto a retomar negociações sobre programa nuclear

Teerã - O Irã está disposto a retomar as discussões com as grandes potências sobre seu programa nuclear, partindo de uma base de "pontos comuns" sobre os quais Teerã quer centrar as negociações, declarou nesta quarta-feira (26/10) o porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores.

"Nós também estamos prontos para discussões úteis" com as grandes potências do grupo 5%2b1 (composto por Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha), declarou Ramin Mehmanparast citado pela agência Mehr, em resposta à chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

Ashton enviou na semana passada uma carta ao Irã para propor a retomada sem "condições prévias" de negociações nucleares com o grupo 5%2b1, em ponto morto desde o início do ano, com o objetivo de encontrar uma "solução global e negociada".

"Pensamos que a base para que as negociações sejam úteis pode ser uma cooperação ao redor de pontos comuns", acrescentou Mehmanparast, em alusão às condições estabelecidas desde o verão de 2010 por Teerã para negociar com as grandes potências.

O grupo 5%2b1 deseja concentrar as discussões no programa nuclear controverso do Irã, e Teerã exige que também sejam tratados temas mais gerais, como o desarmamento nuclear ou a cooperação econômica.

Após negociações infrutíferas em dezembro de 2010 em Genebra e em janeiro de 2011 em Istambul, os líderes iranianos reagruparam as posições das duas partes sob a denominação "pontos em comum" de discussão, o que não foi reconhecido pelo grupo 5%2b1.

Na terça-feira, o ministro adjunto da chancelaria iraniana a cargo da Europa e Estados Unidos, Ali Ahani, indicou que o negociador do Irã, Siad Jalili, estudava a última mensagem da União Europeia, que tem ,segundo ele, "um tom mais moderado que a anterior".