Jornal Correio Braziliense

Mundo

Jornal chinês ameaça vizinhos do país com o som do canhão

Pequim - Os países que têm divergências territoriais marítimas com a China devem estar preparados para o "som do canhão", adverte nesta terça-feira um jornal vinculado aos dirigentes do Partido Comunista, aumentando a pressão a respeito das pequenas ilhas ricas em combustíveis.

Em um editorial que menciona Coreia do Sul, Filipinas e Vietnã, o Global Times adverte que "se estes países não mudarem de comportamento em relação a China, devem estar preparados para o som do canhão".

"Devemos estar preparados, porque esta pode ser a única forma de resolver nossas disputas marítimas", completa o texto. O Global Times, que pertence ao Diário Popular, jornal do Comitê Central do Partido Comunista Chinês, é conhecido pelo nacionalismo exacerbado.

China, Japão e Taiwan disputam pequenas ilhas situadas no Mar da China Oriental, chamada Diaoyu em chinês e Senkaku em japonês. No Mar da China do Sul, China, Taiwan, Filipinas, Malásia, Brunei e Vietnã disputam fundamentalmente a soberania das Ilhas Spratly (Nasha em chinês).