TRÍPOLI - O Conselho Nacional de Transição (CNT) vai proclamar no domingo (23) em Benghazi (leste) a "libertação" total da Líbia, anunciou nesta sexta-feira à AFP um alto funcionário do CNT. "Está confirmado. Anunciaremos a libertação total da Líbia no domingo às 17h (13h de Brasília) na Praça do Tribunal de Benghazi", declarou esta autoridade, que pediu para não ser identificada.
É neste local de frente para o mar, rebatizado Praça dos Mártires, que os opositores -que se tornaram depois rebeldes, para mais tarde serem as novas autoridades líbias- desafiaram o regime nos primeiros dias da revolta desencadeada em fevereiro.
Na quinta-feira, após a divulgação da morte de Muamar Kadhafi e a queda de Sirte, o primeiro-ministro do CNT, Mahmud Jibril, havia afirmado que o anúncio da libertação da Líbia seria feito, no mais tardar, nesta sexta-feira.
O chefe do CNT, "Mustafá Abdul Jalil vai proclamar hoje ou, no mais tardar, na sexta-feira a libertação do país e dar detalhes sobre a morte" do líder deposto Muamar Kadhafi, morto nas imediações de Sirte, em sua região de nascimento, havia dito Jibril.