Jornal Correio Braziliense

Mundo

UE congela bens de iranianos envolvidos em plano para matar embaixador

A União Europeia (UE) aprovou nesta sexta-feira (21/10) sanções a mais cinco cidadãos que mantêm ligações com o Irã. Pelas restrições, haverá o congelamento de bens de cinco iranianos relacionados ao plano de assassinato do embaixador da Arábia Saudita nos Estados Unidos, Adel Al Jubeir. O plano não se concretizou, segundo os norte-americanos, porque a ação foi descoberta com antecedência.

A decisão da União Europeia foi anunciada por meio de um comunicado. As autoridades dos Estados Unidos acusam as cinco pessoas de conspiração e ligação com o governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad. No Irã, o governo nega qualquer envolvimento com o plano de assassinato do diplomata saudita.

A medida envolve Mansur Arbabsiar, detido nos Estados Unidos, Ali Gholam Shakuri, um suposto membro das brigadas Al Qods no Irã, Hamed Abdullahi, um oficial das brigadas acusado de ter ajudado a organizar a conspiração, Qasem Suleimani e Abdul Reza Shahlai.

Os bens destas cinco pessoas já estão congelados nos Estados Unidos, no Canadá e no Reino Unido. Arbabsiar e Shakuri foram formalmente acusados pela Justiça norte-americana de mandar matar o embaixador da Arábia Saudita nos Estados Unidos.